COMO APLICAR

APLICANDO A MEMÓRIA DO PESCADOR

Usar as memórias dos pescadores para entender o passado da pesca requer realizar quatro etapas principais:

  1. Escolha pescaria
  2. Entrevistas com pescadores
  3. Análise de tendência

 

1. Escolha da pescaria

Para estimar o passado das pescarias, é necessário selecionar pescarias que tenham baixa variabilidade na captura entre os pescadores. Em geral, isso requer selecionar atividades de pesca que operem nas mesmas regiões, usem as mesmas artes de pesca, pesquem a(s) mesma(s) espécie(s), e tenham o mesmo poder de pesca (p. ex. força do motor), e forma de captura de pesca atualmente. Quanto menor a variabilidade entre as capturas dos pescadores, melhor serão os dados de memória. Idealmente, as pescarias escolhidas usarão apenas uma arte de pesca (p. ex. rede malhadeira), para capturar uma única espécie (p. ex. atum), em uma região bem definida.

 

2. Entrevistas com pescadores

Um número representativo e idealmente grande de pescadores engajados na pescaria precisa ser entrevistado sobre suas capturas de pesca no passado. O número total de pescadores a ser entrevistado depende da variabilidade dos dados, mas estudos anteriores indicam que 100 ou mais entrevistas produzem dados confiáveis.

As entrevistas podem incluir perguntas sobre capturas 5, 10, 20, 30, e até 40 anos atrás, incluindo várias perguntas por pescador. As entrevistas devem também perguntar dados de esforço de pesca, medidos em dias de pesca.

 

3. Análise de tendência

A série histórica de captura pode agora ser analisada com relação a tendências, para avaliar se a captura tem permanecido igual, aumentado, ou diminuído nos últimos anos ou décadas. Idealmente, métodos de regressão estatística serão usados. Mas mesmo sem análise estatística, análise visual dos dados permite entender a trajetória da pescaria e dar apoio a decisões de manejo.

Captura de Pesca